terça-feira, 24 de julho de 2007

Esculturas no Largo São Francisco

´´O menino e o catavento´´ - bronze de O. M. di Palma

Escultura em bronze, mede 1,63mX1,20. O pedestal revestido de placas de granito. Esta obra se refere à brincadeira e o lazer, estava instalada no Parque do Anhangabaú, na primeira década do século XX

´´Idílio ou beijo eterno´´ - bronze de William Zadig artista sueco que foi professor no Liceu de artes e ofícios em São Paulo.

Escultura em Bronze, mede 2,10X1,15 o pedestal revestido de placas de granito, foi instalado no largo em 1966.

Esta escultura é um fragmento do Monumento a Olavo Bilac, instalado na antiga praça Olavo Bilac em 1922, que corresponde a atual Praça Mal. Cordeiro de Farias, no final da avenida Paulista. Esse monumento foi desmontado em 1936 e enviado para o depósito da prefeitura. As outras partes estão espalhadas pela cidade só foram retiradas desse depósito em 1988.

Ambas as esculturas ocupam um posicionamento informal que não permite perceber algum comprometimento compositivo com o conjunto do Largo. Além das esculturas, nota-se a presença de uma tribuna, localizada em frente das arcadas da faculdade, o que denota o sentido libertário, traço característico dos estudantes de Direito.

Nenhum comentário: