segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Monumento à Anchieta


28-07-07_0946
Originally uploaded by Robson1
O autor é Heitor Usai - artista italiano chegou ao Brasil em 1927. Também foi o autor dos monumentos funerários de Carmem Miranda e de Ari Barroso, no Rio de Janeiro.
Escultura em bronze, mede 4,87uX2,60
Pedestal revestido em granito, inaugurada em 1954 durante as comemorações do quarto centenário।

Data: 28/07/07 às 09h46

5 comentários:

Adriano disse...

Executor da estatua foi o escultor italiano Heitor Usai pois o autor do “ Monumento à Anchieta “ è o italiano Antonio Maria Nardi, Ostellato (Ferrara), Italia 1897 – Bologna, Italia 1973, artista italiano autor de muitas obras de arte religiosa no Brasil, prevalentemente de pinturas murais, pituras a oleo e de vitrais.
Para aprofundimentos visitar:
1) http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:Estatua_de_Jos%C3%A9_de_Anchieta-Pra%C3%A7adas%C3%A9.jpg
2) www.antoniomarianardi.it

Claudia disse...

Na cidade paraense de Bragança existe um túmulo assinado "Humberto Usai".

Claudia Usai disse...

Há quem diga, erroneamente, que a escultura não é de autoria de Heitor Usai. O estilo do outro artista é diferente, além de este ser pintor e Usai escultor. Heitor Usai abraçou este projeto que foi encomendado a ele e a mais ninguém. Sua família possui inúmeros documentos sobre isso, até reportagem da época e em nenhum momento aparece o nome de outro artista. Heitor Usai foi presidente da Academia Brasileira de Belas Artes, teve muitas obras premiadas e era especialista em arte sacra. Em breve, a família tentará disponibilizar na internet os documentos em questão para maiores esclarecimentos.
Obs: Heitor Usai ainda tem um filho vivo, nora e, netos que conviveram muito com ele e a memória ainda está bem viva.

Adriano Nardi disse...

Consiglio di confrontare l'opera scultorea dedicata a Padre Anchieta realizzata da Heitor Usai (scultore) con quadri e disegni di Antonio Maria Nardi (pittore): nella scultura risulta inconfondibile lo stile compositivo e il disegno del pittore, a conferma del fatto che lo scultore ha lavorato su progetti di Nardi, come documentato e ricordato dai suoi eredi, che sono ben a conoscenza del lavoro svolto grazie ad una collaborazione avvenuta appunto nei primi anni '50 in Brasile.

Claudia disse...

Creio que existem dados mais consistentes que estudo estilístico de um pintor na construção de um monumento aqui: http://esculturasemsaopaulo.blogspot.com.br/2007/09/monumento-anchieta-heitor-usai-bronze.html
Há vários testemunhos e documentos citados.