sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Escola Técnica Estadual Carlos de Campos


15-09-07_1605
Originally uploaded by Robson1


Este edifício fica na região do Brás, bem próximo ao bairro do Pari. O nome do prédio é uma homenagem ao décimo segundo presidente do estado de São Paulo (antes de se instituir o cargo de governador, eram nomeados presidentes de estado).

Carlos de Campos, nasceu em Campinas no ano de 1886 e era filho de Bernardino de Campos, que também foi presidente do Estado. Formou-se em direito, no ano de 1887, pela Faculdade do Largo de São Francisco. Era compositor e estudioso da música. Foi fundador e membro da Academia Paulista de Letras, sendo titular da cadeira nº 16. Sua carreira política teve início como membro do Conselho de Intendência Municipal de Amparo, em 1890.

Em seu governo estadual, no dia 05.07.1924, eclodiu a Revolução dos Tenentes, obrigando-o a se refugiar em Guaiaúna, onde estavam concentradas as forças legalistas. Nessa administração foi criada a Guarda Civil, e a Força Pública passou a contar com uma esquadrilha de aeroplanos. Faleceu em São Paulo, antes de cumprir seu mandato, em 27.04.1927.

Na entrada do edifício, sem identificação alguma, está o busto de Carlos de Campos. Veja a imagem aqui.

Nenhum comentário: