terça-feira, 27 de novembro de 2007

O Itaim tupi do Bibi (parte 1)

autor: Helcias B. de Pádua

Entre os feriados emendados de 15 à 20 de novembro, duas datas lembradas e uma quase que esquecida, a de 19 de novembro, Dia da Bandeira que não foi feriado, olhei as páginas do Guia de São Paulo e acessei o site Guia Mais.

A curiosidade era saber quais palavras indígenas nomeiam o nosso bairro do Itaim Bibi. Encontrei várias e incríveis toponímias.

Tais nomes se deve, em muito, ao interesse que os parentes do José Vieira Couto de Magalhães tiveram de perpetua-lo, procurando relacionar e lembrar o grande trabalho do seu patrono, um sertanista, um político e escritor de inúmeras obras como: “Anchieta e as Linguas Indígenas”, “Viagens ao Araguaia”, “Os Guaianases, “Revolta de Felipe dos Santos em 1720” e o “Selvagem”.

Eu, na procura do significado dessas toponímias, dos porques das nomeações e das possíveis situações geográficas das mesmas, escolhi cinco (5) delas. São: Urimonduba; Itacema, Anacetaba; Tapinas e Igarapava.

E olhem que interessante... (ainda não completei a pesquisa)

URIMONDUBA (tupi), significando "como fazer canoa", é uma pequena via ligando a av. 9 de Julho, (aonde existia um córrego, o Iguatemi), com a rua Itacema; fica entre a rua Romilda Margarida Gabriel, (quem seria essa Romilda?) e a rua Japão, (o Japão sendo citado como nome de rua itahyense?); *Uri = pequeno, criança; uriunduba = árvore (aroeira); ubá = canoa de um só tronco ou da casca; a palavra indica que naquela local, provavelmente, os nativos construíam ou ensinavam aos mais jovens como construir suas canoas, verdadeira escola.

* Antigos moradores do bairro como por exemplo a A Da. Guiomar Schilaro, narradora oficial da AGMIB, dizem que:" ... o nome Iguatemi foi dado a rua (ex-estrada da Boiada), porque atravessava o córrego que vinha do Anhangabaú; por perto existia uma ponte e também um grande buraco; Iguatemi significa "água grande escondida". Iguatemi também indica: local, rio ou lagoa de água muito verde, escura, profunda, um sumidouro, impedindo de se ver o fundo do leito, (as pedras).

ITACEMA (tupi) = sem pedra; esta rua é quase paralela à av. 9 de Julho, do córrego Iguatemi; vai da Av. São Gabriel à Dr. Renato Paes de Barros.

ANACETABA ou Anacetuba (tupi): anace (parente) + taba (conjunto de casas - oca = casa, cercado, lugar, terra); - Anacetaba = casa do parente; ou Anacetuba = canoa do parente (anace = parente + tuba = muito ou uba = canoa); via mais ou menos paralela à av. 9 de Julho, ligando a rua Tapinas com a rua Bandeira Paulista/Itaim Bibui; ali moravam os possuidores de canoa que as emprestavam aos parentes, (será?).

TAPINAS (tupi) = gente magra; rua que vai da av. 9 de Julho à Pedroso de Alvarenga/Itaim Bibi; distrito no município de Itápolis/SP.

IGARAPAVA (tupi, tupi-guarani) = local de muita água, porto aonde se deixava a canoa; travessa sem saída, na rua Paes de Araújo, entre a rua Pedroso Alvarenga com a Tabapuã/Itaim Bibi; município no estado de São Paulo.

(*) o artista MAZZAROPI residiu por muitos anos em um belo sobrado da rua Paes de Araújo, entre as ruas Igarapava e Pedroso Alvarenga.

Nenhum comentário: