sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O cemitério mais antigo de São Paulo

O leitor do blog que se identifica como EGS, corrige a informação que eu postei aqui anunciando o passeio que acontecerá no dia 25 de janeiro no Cemitério da Consolação. No texto, existe a informação de que aquele cemitério é o mais antigo da cidade. Ele me envia o link da prefeitura que diz a informação contrária:

http://portal.prefeitura.sp.gov.br/subprefeituras/sppa/dados/historico/0002

Colônia preserva antigo cemitério em Parelheiros

Cemitério da colônia alemã, do início do século XIX, foi incluído pela população como Zona Especial de Preservação Cultural.


Por determinação do governo imperial, um grupo de 200 imigrantes chegou a São Paulo em 1827. Eram alemães, austríacos e suíços que vinham para o estabelecimento de uma colônia agrícola. Depois de um ano de estudos e discussões sobre o local onde deveria ser instalada a colônia, o governo provincial optou por uma área a cerca de 50 km da cidade, que ficou conhecida como Colônia Alemã.

Entre os imigrantes havia católicos e protestantes, o que gerou vários conflitos e a criação de um cemitério para os últimos. O cemitério integrava um pequeno núcleo formado por casas de taipa ou madeira e uma igreja de traços simples.

Sem o apoio do governo e enfrentando toda sorte de dificuldades, a colônia entrou em rápida decadência, levando muitos a deixarem a região. Mais de um século depois, durante a Segunda Guerra Mundial, a denominação Colônia Alemã foi substituída por Colônia Paulista, ou, simplesmente, Colônia.

Em 1966, a Prefeitura desativou o antigo cemitério, em virtude de seu estado de abandono. A medida, no entanto, desencadeou um movimento por parte da comunidade alemã de São Paulo, em prol da sua preservação e restauro. Ainda hoje, as campas conservam o padrão construtivo do século XIX, com lápides de mármore e cabeceiras altas. Recentemente, a parte mais elevada do cemitério passou a ser usada para novos sepultamentos.

Em meados dos anos 1970, um dos cemitérios mais antigos da cidade e marco da imigração alemã em São Paulo foi protegido por legislação de zoneamento. Em 2004, foi incluído pela população como ZEPEC (Zona Especial de Preservação Cultural) no Plano Regional Estratégico das Subprefeituras.


Fonte: Departamento do Patrimônio Histórico



Obrigado ao EGS pela correção.

Nenhum comentário: