quinta-feira, 22 de abril de 2010

Casa de Portugal


Created with Admarket's flickrSLiDR.

Minha lembrança da Casa de Portugal era de infância. No fim dos anos 70, as festas de fim de ano do banco que meu pai trabalhava eram feitas lá. Só me lembrava do salão...

Na terça-feira dia 20 de abril, foi realizado um evento da Unicastelo para celebrar a Revolução dos Cravos. Pude então visitar novamente um espaço que, confesso, nunca fez parte dos meus roteiros de andanças pela cidade.

Além de ser um prédio belíssimo, o local é visita obrigatória para qualquer pessoa que se interesse um pouquinho pela história do Brasil.

O evento

Os palestrantes trouxeram um painel sobre o que foi a Revolução em Portugal. Todos eles estavam naquele país na época dos acontecimentos o que tornou a apresentação extremamente viva e rica.

Ficou claro, porém, como em todo debate em torno dos movimentos revolucionários das décadas de 60/70 do século XX que estavamos ouvindo um relato de apenas um lado dos acontecimentos. Todo bom historiador deve semrpe procurar ouvir dois lados e achar o caminho do meio.

Mesmo assim foi uma experiência riquíssima poder ouvir os depoimentos de gente que esteve no processo. Acredito que pode ter despertado o interesse de várias pessoas por pesquisas nessa área, principalmente do ponto de vista brasileiro.

As revoluções portuguesas são pouquíssimo ou nunca citadas nas aulas de história que temos nas escolas. Embora minha experiência escolar tenha sido toda ela em boa parte dos anos 80 (parte no regime militar e parte no final dela)o que justifica não ter tido contato com esse conteúdo, ainda assim entendo que se justifica o aprendizado dessa revolução no contexto dos movimentos dos anos 60/70 que aconteceram no mundo todo.

Um comentário:

Flavia Luisa Nogueira disse...

Um achado, Robson! Confesso que já passei várias vezes em frente à Casa de Portugal e nem me toquei do que era. Agora vou lá, já está no roteiro. A propósito, vc ou alguém sabe que fim vai levar aquele belíssimo casarão da Paulista, perto da Frei Caneca e do Conj. Nacional? Uma feirinha ficou estacionada lá durante meses, com adoção de pets e tudo. Mas, agora está tudo fechado há semanas. Dá medo de pensar o que algum destes "empreendedores" pode planejar para o lugar...