Glória Imortal foi erigido em 1925 durante a administração do prefeito Firminiano de Moraes Pinto para marcar a coluna histórica.
O monumento é de Amadeu Zani - artista italiano que veio para o Brasil em 1887. Foi professor do Liceu de Artes de Ofícios tem vários monumentos espalhados pela cidade como a escultura em homenagem a Giuseppe Verdi que está no Vale do Anhangabaú sendo o marco em granito, tendo no topo uma figura feminina (Glória) em bronze que mede 3,71X2,00 e o pedestal em granito.
É um marco cujo posicionamento reafirma a simbologia associando-a às condições de instalação no topo da colina histórica, marco do lugar da fundação de São Paulo. O monumento está posicionado, mantendo o olhar da figura feminina Glória, em direção ao centro da antiga praça da Sé, de costas para o vale do Tamanduateí.
A mulher no topo (Glória) representa a cidade carrega um ramo de louro, uma foice e uma tocha representando respectivamente a glória, o trabalho e o fogo simbólico representando a cultura e a religião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário