segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Como o Banco Santander está acabando com o ´Banespão´ - parte 2


Altino Arantes de baixo pra cima
Originally uploaded by Robson1
A tradicional ´´Corrida de Degraus´´ prova que tinha como meta fazer com que atletas subissem os 900 degraus do edifício, foi misteriosamente cancelada em 2005, sem que houvesse um protesto sequer. Mais um golpe que fez com que um dos brilhos que o Altino Arantes tinha fosse apagado.

A instituição espanhola também não faz o menor esforço em divulgar o Museu Banespa. O projeto de preservação do patrimônio histórico, arquitetônico e artístico do Banespa, conseguiu que o 5º e 6º andares do edifício onde ficavam a presidência e a administração do banco fossem tombados e local transformado em museu. De imponência e belezas impressionantes, o local está às moscas. Nem os quase 6 mil visitantes que se esforçam para visitar o edifício durante a semana, sabem que podem ter acesso à este local.

Reservei o fato mais grave para o final: numa metrópole carente de espaços culturais de acesso gratuito, bibliotecas e outras fontes de informação sobre a história da cidade, o Altino Arantes possui uma imensa biblioteca com cerca de 150 mil volumes, incluindo livros de arte, livros raros, filmes em VHS, DVD, jornais e revistas. Tudo isso oferecido, inclusive, por empréstimo à qualquer cidadão que for até o 25º andar do edifício. O fato gravíssimo, é que a biblioteca, desde a privatização do banco, não recebeu um livro sequer. Hoje ela sobrevive 100% da doação de pessoas como eu ou você. Você sabia? Pois é, eu também não... Já imaginou o velho Banespa aberto aos finais de semana. Depois de visitar o Museu, você poderia subir até a biblioteca, ter acesso à obras raras, ler um jornal ou uma revista, em seguida iria até o topo, onde você poderia então ver a cidade toda. De todos os ângulos.

Nenhum comentário: