segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Como o Banco Santander está acabando com o ´Banespão´ - parte 1

Este post era para ser como os outros, contendo informações históricas sobre mais um local da cidade. Porém, no meio do processo de escrita, decidi transformar em protesto. E o título diz tudo: o banco espanhol Santander, que anunciou hoje na Espanha a compra das unidades brasileiras do ABN AMRO e está a caminho de se tornar o terceiro maior banco do país, está acabando aos poucos com um dos maiores símbolos da cidade de São Paulo: O edifício Altino Arantes, mais conhecido como ´´prédio do Banespa´´ que fica cravado bem no centro de São Paulo.

O processo tem sido feito aos poucos, talvez para que nenhum de nós cidadãos paulistas e brasileiros possamos perceber a morte lenta à que a instituição que adquiriu o banco do Estado de São Paulo em 2000 está impondo à um dos maiores e principais pontos turísticos do centro da cidade.

Há não muito tempo atrás era possível qualquer cidadão visitar o topo do edifício aos sábados e domingos, dias onde a maioria das pessoas que moram na cidade podem fazer os seus passeios, turistas estão andando pelo centro, enfim um dia óbvio para que as pessoas pudessem ter acesso ao prédio. A partir de uma idéia (que está virando ´´tendência´´ em diversos pontos turísticos do centro) o local está fechado ao público aos sábados e domingos. De que adianta exibir através de releases da assessoria de imprensa o número de quase 6 mil visitantes por mês se esse numero poderia ser, no mínimo, duas vezes maior caso o edifício estivesse aberto à visitação aos finais de semana?

Nenhum comentário: