São Paulo teve importância fundamental no movimento republicano que tomou o poder no Brasil em 15 de novembro de 1889. Foi na Convenção de Itu, no dia 18 de abril de 1873 que foi fundado o Partido Republicano Paulista (PRP), primeira iniciativa republicana moderna do país.
O principal objetivo do partido era a descentralização do poder e a criação de uma república federativa, formato de administração que não era possível no regime imperial. Assim como nos dias de hoje, outra questão combatida era o bom emprego dos impostos que até aquela ocasião ainda eram pagos para Portugal e não retornavam em benefício para o país.
Apesar da força do partido, que era formado por médicos, advogados e engenheiros, além de diversas personalidades importantes do cenário político de São Paulo, a legenda não conseguia grandes avanços no período que antecedeu a proclamação da República nos 16 anos que se seguiram. São Paulo, apesar de já começar a dar sinais de crescimento devido ao movimento estudantil e a perspectiva da chegada da estrada de ferro que viria a impulsionar o desenvolvimento da metrópole, ainda era uma cidade muito pobre. Logo, o partido foi visto pelos moradores como um movimento de elite e acabou tendo antipatia pelas idéias republicanas, não aderindo ao movimento.
Após 1889 no entanto, o partido ganha força no país ao eleger 5 presidentes da República:
Prudente de Morais - 1894-1898
Campos Sales - 1898-1902
Rodrigues Alves - 1902-1906
Washington Luís - 1926-1930
Júlio Prestes - 1930-1934; não tomou posse
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário