segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Porque Luz?


Mosteiro Imaculada Conceição da Luz e Museu de Arte Sacra



Porque o bairro da Luz tem esse nome? Teria sido esse local o primeiro a receber iluminação pública? Era esse o bairro mais iluminado no fim do século XIX? Nada disso. o nome do bairro tem a ver com algo muito escuro, mas que dava muita luminosidade.

Antes de ter esse nome, a região que hoje é conmhecida de todos como Luz, chamava-se Guaré. E não se tratava de nenhum refrigerante da época, ja que a bebida nem existia em sonhos, já que a região recebeu esse nome em meados do século XVI.

Toda a região que ficava na maior parte das várzeas do rio Tamanduateí era conhecido por Guaré. Todo mundo falava em Guaré. Esse era o nome pelo qual toda pessoa que vivia em São Paulo conhecia a região onde vivam muitos animais soltos e onde havia também um córrego com o mesmo nome. Não era muito longe do Pátio do Colégio, então o principal núcleo habitado da cidade. O hoje Largo de São Bento, conhecido pelo famoso mosteiro que recentemente abrigou o papa também fazia parte da região chamada Guaré. Consta que Tibiriça, o índio mais poderoso da região vivia por ali.

Quem hoje vai até a rua Florêncio de Abreu comprar ferramentas e fechar os olhos, pode, com a ajuda da imaginação, ver como era o principal caminho que levava a essa região.

Domingo Luís, conhecido como ''o carvoeiro'' por trabalhar na produção de carvão (combustível que tem a ver com iluminação e aquecimento), construiu uma capelinha numa região do Guaré chamada Ireripiranga, e que por devoção do pessoal que trabalhava com ele, foi dedicada a Nossa Senhora da Luz.

No início do século XVII, ''o carvoeiro'' decide transferir a capela para uma região mais ampla, a caminho do sertão e do Rio Tietê, mas ainda no Guaré. A nova construção, apesar de rústica, era mais cuidada e começava a atrair mais visitantes, devotos e a se tornar referência geográfica para os viajantes.

Com o passar do tempo, o nome foi abreviado para Luz até para situar o lugar e o diferenciar de outras áreas mais ou menos contíguas, que com o tempo se transformaram em bairros, como Santa Efigênia, Bom Retiro e Barra Funda. E assim, em homenagem a santa de devoção dos carvoeiros, Nossa Senhora da Luz, o bairro é até hoje conhecido como Luz.

Nenhum comentário: