quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Colonização do Brasil_001

Caio Prado Júnior em seu livro ´´Formação do Brasil Contemporâneo´´, afirma que o uso do termo colonização deve ser entendido como o estabelecimento de feitorias comerciais. Essas feitorias eram as colônias que serviam apenas para o comércio. Nesses locais eram construídas infra-estruturas onde os governos imperiais ( e aqui estamos tratando dos portugueses) utilizavam para gerenciar todo o comércio de seu país.

As feitorias não eram uma novidade da época. Essa forma de gerenciar o comércio do país, tem origem na história antiga. Existem relatos de que gregos e fenícios utilizaram essa forma de gestão durante suas ações de colonização. Os italianos também se utilizavam de feitorias, sendo a Liga Hanseática no Báltico.

A utilização dessa forma de governo avançado, foi o que determinou a formação dos primeiros tempos de nosso país. Diferente do que costumamos ouvir e comentar, a colonização portuguesa não se deu apenas com degredados e sem nenhuma estratégia. Após estabelecer suas feitorias no país e perceberem que a ocupação não poderia ser feita como nos outros locais (pouca gente para cuidar apenas da administração e da defesa), precisariam povoar o local para que se pudesse manter a feitoria e organizar a produção do ítnes que seriam comercializados.

Como diz Caio Prado no texto, ´´a idéia de povoação surge daí, e só daí´´.

Nenhum comentário: