quinta-feira, 6 de março de 2008

Pero Vaz de Caminha

Uma pesquisa rápida vai nos dizer quem foi o homem que escreveu o que hoje conhcemos como sendo a certidão de nascimento do Brasil: a Carta de achamento do Brasil para o rei de Portugal, D. Manuel. Mas porque ele foi escolhido para uma função tão importante? De onde ele veio e o que fazia?

Pero Vaz de Caminha nasceu na cidade do Porto m Portugal. Era de família rica, ou como se dizia na época, ''de boa cepa''. Seguia a profissão de seu pai: era escrivão. E dos mais competentes e importantes da época. Era responsável por anotar as taxas e impstos devidos ao Tesouro do reino, cargo que tinha o nome de mestre da Balança da Moeda. Nos dias de hoje, seria quase um ministro da economia.

Era funcionário público de carreira. E de confiança, muita confiança. O rei D. Manuel era o terceiro soberano de
Portugal para o qual trabalhava. Aos 50 anos e já avô, tinha recebido sua terceira nomeação como cavaleiro. Daí podemos imaginar que, a escolha do homem que registraria uma viagem tão importante. Além dessa tarefa, Pero Vaz embarcou promovido a outro cargo: o de responsável pela feitoria portuguesa em Calicute, a mais importante da coroa.

Mas, o que era para ser motivo de orgulho terminou em tragédia. Depois de três meses, Calicute foi atacada e os 50 ocupantes da feitoria, incluindo Pero Vaz de Caminha foram massacrados, sem chance de defesa.

Caminha morreu sem saber o tamanho da importância de sua carta. Em reconhecimento, D. Manuel atendeu a um pedido que constava no famoso texto: um pedido de perdão e o fim do exílio de seu genro, Jorge Osório.

Um comentário:

Andréa De Carli disse...

Olá Robson
Parabéns pela qualidade do maravilhoso blog que esta em desenvolvimento. Fiquei epantanda com algumas cenas do cotidiano, até por morar no interior (RS), talvez não possamos imaginar o abandono dos serviços públicos.

Abraços Andréa