domingo, 21 de dezembro de 2008

Nuvem Nove

Em 2000 estava em um ônibus saindo do trabalho na Vila Olímpia indo para o centro da cidade. No caminho, o ônibus passou em frente a uma loja de discos chamada "Nuvem Nove". O que me chamou a atenção foi a quantidade de cds raros que estavam expostos no vidro. Pensei: "amanhã eu volto aqui".

E fui. E virei freguês. Não tão assíduo como gostaria, mas pelo menos uma vez por mês eu passava lá para comprar cds. Mas só os raros. Lá eu adquiri o "Rock and Roll Circus", o primeiro do Velvet, um box duplo de bandas psicodélicas de São Francisco... e o meu cd número 1000 (The Jimi Hendrix Experience).

Eu gostava de lá. O atendimento era muito bom. As pessoas conheciam as bandas, os discos.

Por conta da internet deixei de comprar discos. Em 2004 comecei a usar banda larga e, desde então, só tenho feito downloads. Esse ano alguém me pediu endereço de um sebo para comprar discos. Diparei: "vai na Nuvem Nove". Alguém disse: "fechou". Sofri um baque. Como assim a Nuvem Nove fechou????

Fechou mesmo. Os tempos mudaram. Hoje as pessoas armazenam mp3 em hds (meu caso) ou carregam toda sua coleção de discos no bolso (meu caso também). Esse, acredito, deve ter sido o fator determinante para o fim da loja de discos que eu mais gostava, e que de certa forma, ajudei a matar.

Navegando no Orkut, entrei na comunidade da revista Bizz e vi um tópico chamado "Nuvem Nove - Documentário" disponibilizando o link para o Vimeo onde está "pendurado" um filme de 90 minutos dividido em duas partes sobre a loja. Com depoimentos de gente que frenquentava a loja como Fábio Massari, Kid Vinil, Marcelo Nova, Sérgio Martins e dos funcionários da loja.

Não se trata de um bando de saudosistas reclamando da invasão do mp3. É um relato de uma época recente que terminou. É sobretudo a história de um empreendedor que disponibilizava a sua coleção para troca e venda e fazia, de cada um que entrava naquela loja, um amigo. É Parte da história da cidade.

Assita.


Parte 1


SAUDADES DA NUVEM NOVE parte 01 from paulo beto on Vimeo.

Parte 2


SAUDADES DA NUVEM NOVE parte 02 from paulo beto on Vimeo.

Nenhum comentário: