sábado, 17 de outubro de 2009

Visita ao Centro com alunos do ISE - Vera Cruz (São Bento - Anhangabaú)

Hoje eu acompanhei o professor Antônio Primo (Nico)em um trabalho com alunos de Pedagia do ISE - Vera Cruz no centro de São Paulo. A idéia era comparar São Paulo em dois momentos: fim do século XIX e início do século XX com a paisagem atual.

Esse trabalho de comparação é sempre muito impactante porque, de posse de fotos, os alunos olham para o mesmo lugar que está completamente diferente. Mesmo olhando para as imagens é praticamente impossível perceber, por exemplo, como era a entrada da rua São Bento durante a contrução do edifício Martinelli.

É interessante observar também a reação das pessoas a cidade onde elas vivem. Mesmo os prédios estando no mesmo lugar a anos, alguns alunos comentaram comigo nunca terem reparado nos detalhes. Isso é muito comum. Vivemos correndo nessa cidade. Logo, não conseguimos ver a beleza do conjunto de casas que joe servem como lojas de comércio na rua Florêncio de Abreu, ou a perfeição da reta da rua que leva até o largo de São Francisco.

A visita valeu muito a pena. Já passei milhares de vezes pelo mesmo lugar, mas para mim é sempre como se fosse a primeira vez. Ainda mais porque nesse grupo alguns alunos foram contribuindo com informações basesadas em suas memórias.

Aqui, as fotos que tirei durante a visita:

Visita ao Centro com alunos do ISE - Vera Cruz (São Bento - Anhangabaú)

Um comentário:

Anônimo disse...

Robson, as fotos ficaram ótimas! E foi muito bacana vc ter nos acompanhado e passado todo seu conhecimento para todo o grupo. Certamente sua presenca enriqueceu nossam visita ao centro de Sp!!
Obrigada!

Um abraco,

Fernanda Freitas