quinta-feira, 8 de abril de 2010

"Lata de sardinha" (ou porque é inviável usar trens da CPTM e do Metrô)


"Lata de sardinha", originally uploaded by Robson Leandro.

Ontem por volta das 15h30 uma das composições da CPTM descarrilou próximo da região da Vila Esperança na Zona Leste da cidade. O problema foi resolvido muito depois do horário de pico. Resultado = caos no retorno para casa.

Hoje uma falha em cabos de energia na estação Barueri causou transtornos para quem usa a linha de trem que sai da estação Julio Prestes sentido Jundiaí.

Na linha Norte-Sul do metrô também aconteceram atrasos por conta do mal fechamento de uma das portas.

Infelizmente isso não é novidade para quem usa transportes sobre trilho em São Paulo. Todos os dias acontecem atrasos. É comum passageiros saírem desmaidos de dentro de vagões de trens superlotados, quando deveriam sair andando rumo ao trabalho. Pessoas também saem feridas devido ao embarque desorganizado nas plataformas do Expresso Leste.

O metrô deixou de ser referência em pontualidade. O famoso intervalado de no máximo 3 minutos dobrou a olhos vistos nos horaŕios de pico. Aos domingos na linha vermelha, por conta da instalação de portas nas plataformas, uma viagem entre Corinthians-Itaquera e Sé que duraria entre 20 e 25 minutos, não dura menos do que 50 minutos. Quase o triplo do tempo.

É impossível usar transporte público sobre trilhos na região metropolitana de São Paulo. E digo mais: todos esses incidentes são parte de um roteiro de uma tragédia anunciada.

Nenhum comentário: